14.9.11

Antoine Kombouaré se despede do PSG antes de seguir para os Bleus

27/06/11

Antoine Kombouaré recém-contratado pela FFF para trabalhar  junto com Laurent Blanc na seleção da França, deu sua última entrevista como treinador do PSG, acompanhe:


Como você reagiu ao receber a proposta da FFF?
- Fiquei surpreso, pensei que o Blanc estava de saída, mas aí me explicaram que foi o Blanc que pediu e que era pra trabalhar junto com ele, e isso pra mim foi uma grande alegria.

Você aceitou a proposta de imediato?
- Não. O presidente CJ foi um dos que acreditaram no meu trabalho e não podia aceitar sem antes conversar com ele. Falei que se ele quisesse, cumpriria o meu contrato com o PSG até o fim. Ele me apoiou e disse que devemos sempre correr atrás dos nossos sonhos.

Você já havia recusado propostas de alguns clubes, por que aceitou a da FFF?
- Estava totalmente focado no PSG, já projetando a próxima temporada em que o time vai participar da Liga dos Campeões e visa fazer uma boa campanha. Nesse momento, não sairia por dinheiro e para clube nenhum do mundo, mas uma proposta para trabalhar na seleção do seu país não surge todo dia e também trata-se de um sonho, por isso aceitei.

Então trabalhar na seleção já era um objetivo seu?
- Sim. Vinha trabalhando com o sonho de um dia poder trabalhar nos Bleus, só não esperava que isso fosse acontecer agora, pois o Blanc vem fazendo um bom trabalho, mas ele disse que está encontrando algumas dificuldades e que juntos podemos supera-las e recuperar o prestígio da seleção levando-a de volta ao grupo de grandes do futebol mundial, que é o objetivo.

Qual é sua visão da vida de treinador?
- A vida de treinador não é nada fácil, mesmo ele não tendo culpa de um fracasso, ele é o maior responsabilizado, ainda mais de seleção, que disputa poucos títulos e tem uma nação inteira torcendo, na expectativa de vencer e quando isso não acontece, milhões de pessoas se decepcionam. Daí vem a cobrança e a pressão, mas nós que escolhemos essa profissão, temos que saber lidar com isso, mas sempre dando o máximo pra que não haja decepção.

Como é pra você deixar o PSG nesse momento tão especial que o clube vive?
- É muito difícil. Tinha mais metas a alcançar com o PSG, mas não é sempre que se consegue realizar seus sonhos e eu tive a oportunidade de escolher qual realizar nesse momento. Espero um dia poder voltar ao PSG e que isso não seja um adeus e sim um até logo.


O presidente CJ falou da saída de Kombouaré.
- O Kombouaré é um cara sensacional, tanto pessoal como profissional. Contavamos com o trabalho dele para a próxima temporada com a certeza de que ele manteria o time em um alto nível e brigando por títulos, mas apareceu essa proposta da FFF e ele não podia perder a oportunidade de batalhar pelo seu sonho. Fico muito feliz por ele, lhe desejo tudo de bom e que ele possa fazer um ótimo trabalho na nossa seleção.




TRAJETÓRIA DE KOMBOUARÉ ATÉ CHEGAR AOS BLEUS

Antoine Kombouaré iniciou a carreira como treinador em 1999 no Paris Saint-Germain B, onde passou quatro anos até ser contratado pelo RC Strasbourg em 2003. Na temporada 2003-04, Kombouaré levou o RC Strasbourg a uma posição respeitável na Ligue 1 terminando em 13º, mas na temporada seguinte com a saída de alguns jogadores, principalmente a de Danijel Ljuboja, a equipe foi seriamente prejudicada e Kombouaré foi demitido em outubro 2004 , pouco mais de um ano após sua chegada.

Em Julho de 2005, ele assumiu o Valenciennes, clube recém-promovido a Ligue 2 para a temporada 2005-06, e levou  o time ao título e de volta a Ligue 1 em que o time não participava desde 1993. Nas três temporadas que se seguiram, Kombouaré ajudou o clube a se estabilizar no nível mais alto do futebol francês. Ele melhorou a posição do clube em cada temporada: 14º em 2006-07, 13º em 2007-08 e 12° em 2008-09, estabelecendo suas credenciais como um treinador que pode alcançar resultados impressionantes em um orçamento apertado.

Depois de estabilizar o Valenciennes na Ligue 1, ele assinou em 29 de maio de 2009 um contrato de três anos com o Paris Saint-Germain. Na temporada 2009-10 o PSG se encontrava com dificuldades, além de lesões de vários jogadores, e o time foi apenas o 13º na Ligue 1. Contudo, Kombouaré conseguiu levar o time ao título da Copa da França, garantindo a vaga para Europa League na temporada seguinte.


Na temporada 2010-11, com o PSG sob nova administração, o time fez contratações pontuais, e vinha muito bem, até que foi eliminado na 1ª rodada da Copa da França. Kombouaré não deixou ninguém se abater e fez uma temporada histórica levando o time ao título da Ligue 1 e da Europa League, garantindo a vaga na Liga dos Campeões para a próxima temporada.


TÍTULOS

Valenciennes
Ligue 2 (2005-06)


Paris Saint-Germain
Copa da França (2009-10)
Ligue 1 (2010-11)
Europa League (2010-11)


PRÊMIOS
UNFP Trophy (melhor treinador na Ligue 2 2005-06)
UNFP Trophy (melhor treinador na Ligue 1 2010-11)
UEFA Prix (treinador reveleção da Europa 2010-11)
France Football (treinador reveleção da Europa 2010-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário