29.11.10

História




O Paris Saint-Germain foi fundado em 12 de Agosto de 1970 na sequência de uma iniciativa de vinte mil adeptos de futebol que queriam que Paris tivesse uma grande equipe. Para começar este projeto foi feita uma parceria com o Saint-Germain-en-Laye, que em 1970 subiu à II Liga Francesa.

Na época de estreia, a nova equipe, o PSG ganhou o campeonato da II Liga, assim subindo a I Liga francesa. Nessa equipe jogava o português Fernando Cruz. Na sua primeira temporada na I Liga (1971-1972), o clube ficou na 16º posição, numa temporada pelas lutas internas entre jogadores amadores e profissionais. Estes conflitos levaram a uma separação no clube em Maio de 1972, entre os parisienses e o Saint-Germain. Estes últimos juntaram-se ao CA Montreuil e permaneceram na I Liga com o nome Paris FC. Os parisienses mantiveram o nome PSG mas sendo relegados, para a III Liga.

Em 1973 o clube tornou-se profissional e na temporada 1973/1974 subiu a I Liga, na temporada em que Paris FC desceu para II Liga. Ao longo dos anos começou a chegar regularmente aos lugares da frente do campeonato e surgiu o primeiro trofeu em Maio de 1982 com a conquista da Taça de França. O PSG ganhou ao AS Saint-Etienne nessa final repetindo o feito na temporada seguinte, desta vez contra o Nantes. O primeiro campeonato foi ganho na temporada 1985/1986, graças a uma equipa com muitas estrelas como o goleiro Joel Bats, Susic, Luís Fernandez e Rocheteau.

Em 1991, o canal privado de televisão, Canal + investe no PSG e Michel Denisot torna-se presidente. Foram feitos grandes investimentos na equipe que passou a ser treinada pelo português Artur Jorge cujo objetivo era a reconquista do campeonato francês em três anos e que foi atingido na temporada 1993/1994 com jogadores como os brasileiros Raí, Valdo e Ricardo Gomes, o Liberiano George Weah e o Francês Ginola. Em 1996 o PSG passou a ser treinado pelo antigo jogador da equipa Luís Fernandez, onde conquistou a Taça das Taças ganhando do Rapid Viena (Austria).

A partir daí o clube passou por uma fase menos positiva apesar dos grandes investimentos na contratação de jogadores como Daniel Kennedy, Marco Pantelic, Laurent Robert, Ronaldinho, Mauricio Pochettino, Hugo Leal, etc.

Em junho de 2006, o PSG foi comprado por um consórcio formado por EUA fundo de investimento (Colony Capital), Butler Capital Partners e um banco dos EUA (Morgan Stanley). Alain Cayzac foi nomeado presidente do clube. O PSG começou muito mal a temporada 2006/2007, com péssimos resultados na Ligue 1 e o time foi apenas o 15° colocado na Ligue 1.

Já na temporada 2007/2008, apesar de ter chegado à final da Copa da França, o time esteve muito perto de cair da Ligue 1 se salvando na última rodada ficando em 16°.

O primeiro título da era Colony Capital foi em 29 de março de 2008: uma vitória sobre o Lens por 2 a 1 na Copa da Liga, o terceiro para o clube. Em 30 de junho de 2009, a Colony Capital adquiriu todas as ações do Morgan Stanley. Em 1° de Maio de 2010, o PSG conquistou seu 8º título da Copa da França, contra o AS Monaco, vencendo por 1 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário